domingo

Porque há tantas diferenças no que temos em comum?



"Quanto mais a humanidade evoluí, menos ela se conhece."


Olá! Tudo bem?
Gostaria de dar continuidade a um assunto que gosto de conversar sobre, e que falei um pouco no último post (leia aqui); comunicação / relacionamento - não necessariamente amoroso.

Não gosto muito das redes sociais e dessa tal "comunicação à distância", pois acredito que elas podem nos levar a esquecer como se decifram os códigos contidos numa conversa - tais como um gesto, um olhar, uma expressão ou até mesmo um tom de voz - e o que a outra pessoa quer dizer com eles. Não posso dizer que a tecnologia não aproxima as pessoas, afinal se não fosse por ela talvez não estaríamos nos comunicando agora, mas não acho que ela deva superar a comunicação presencial como vem acontecendo.

Um outra coisa que me deixa seriamente incomodado é quando ouço alguém dizer que não gosta de "fulano" ou "beltrano" por que não foi com a cara ou por que o "santo não bateu", acho isso tudo uma atitude mesquinha e egoísta, afinal como se pode não gostar de alguém? Ou não conseguir se comunicar com alguém?

Claro que a comunicação pode ser uma tarefa difícil, mas não impossível quando passamos a enxergar as pessoas de uma outra forma - digo por experiência própria. Hoje não tenho nenhuma inimizade, e apesar de nunca ter tido, tenho a certeza que nunca terei - principalmente depois que mudei minha maneira de pensar e ver as pessoas ao meu redor. Não há segredos, ao contrário, a "lógica" é muito simples: respeite.

O modo como fomos educados, crescemos e vivemos ditam nossa personalidade e maneira de lidar com o mundo, e nossa única forma de interagir com ele é por meio da comunicação - seja ela escrita, falada, visual, auditiva, etc. Levando em consideração que cada um de nós fomos educados, crescemos e vivemos de modos diferentes, podemos afirmar que temos maneiras diferentes também de lidar com o mundo e nos comunicar com ele; é um erro lutar contra isso.

Não tenho uma estatística, mas os números pouco importam, o fato é que muitos relacionamentos não dão certo por falta de comunicação ou o excesso de uma comunicação hostil, e isso se dá pela tentativa de manipulação de um elemento sobre o outro; vemos que as pessoas não aceitam as diferenças dentro de uma relação. Quanto a isso tenho duas coisas a dizer (ou sugerir):

- Se você convivesse com uma pessoa exatamente igual a você, como lhe daria? Teria um relacionamento com alguém que tem as mesmas manias, vontades, interesses, loucuras e frescuras que você? O que você aprenderia com ela, ou o que ela teria pra lhe ensinar que você já não soubesse?
Esqueça, pare de procurar alguém igual a você, até por que se tem orgulho de ser único, exclusivo, não faz sentido buscar alguém igual.

- Uma vez sabido que ninguém é igual a ninguém por que insistir em convencer as pessoas ao seu redor? Se eu já sei que você não pensa igual a mim só o que me resta é falar e escutar, e no máximo, dar minha opinião quando solicitado, pois sei que não irei te convencer se você não quiser e, de longe, sei que se eu tentar impor o que penso te impedirei ainda mais de me compreender.
Deixe sempre claro o que pensa, mas não insista, e quando alguém estiver contra sua opinião somente ouça, afinal é a do outro e não a sua, e não cabe a você mudar.

RESPEITO é a palavra chave de uma boa comunicação.
Ouça, fale, pense e sinta como tiver que ser ou como quiser, mas não force ninguém a agir da mesma forma que você. Ao contrário disso, repeite ainda mais aqueles que forem contra suas ideias; só assim os convencerá a agir como você para se tornar pessoas melhores.

P.S.: Quero aproveitar para indicar um ótimo livro que fala sobre o assunto e foi a inspiração para fazer esse post. Aliás, foi ele que mudou minha maneira de pensar e agir perante as pessoas.

"Homens são de Marte Mulheres são de Vênus."
John Gray - Ed. Rocco - 12ª Ed.



Texto 00.3 - Divagações




"As relações interpessoais são como o barro; o mesmo, esquecido ao sol corre o risco de ressecar e até partir-se; se em demasia o segurar podemos umedecê-lo, fragilizá-lo até que, em estado líquido, escorra pelos dedos de nossas mãos. O mundo é como uma máquina modular; gira sob nossos pés nos possibilitando modelarmos nossas relações."


Muito obrigado pela comunicação, e por dispor desse tempo conosco. ;)





Nenhum comentário:

Postar um comentário